sábado, 7 de novembro de 2015

Dessulfatador de Baterias, Carregador de Baterias Radiante

      



         Existe um tipo de processo para recarregar baterias que é diferente do recarregamento convencional, trata-se do sistema de recarga por PULSOS RADIANTES, ou seja picos de alta tensão sem corrente.

         (Poderá assistir aos comentarios sobre essa postagem no meu video)                       https://www.youtube.com/watch?v=nSl1ybHiemA

Ja vi algumas fontes para recarregar baterias que trabalham com pulsos (não são picos radiantes), embora não tenha usado e nem feito testes com elas. Porem depois de estudar sobre carregadores de pulsos de energia radiante, especialmente o motor Bedini,  fiquei bastante interessado, pois parecia bem promissor. Entre as promessas estavam:
- Recuperar algumas baterias velhas , (nao se aplica a baterias em curto)
- Ampliar a capacidade de armazenamento da bateria
- Carregar baterias com menos energia do que o convencional
(A partir de 1/2W)
- Segundo dão a entender algumas fontes, a POSSIBILIDADE DE GANHAR ENERGIA, se aproveitando de um comportamento incomum das baterias ao serem carregadas dessa forma.
(Veja o video 15 em meu canal: https://www.youtube.com/watch?v=L284kv3uJuY)

Sem duvida, o mais famosos dispositivo carregador radiante é o motor Bedini, mas temos também Ladrao de Joule modificado,e tb dispositivos feitos com relés e também com pequenas bobinas, todos com o mesmo principio.  (Veja o link do livro que aparece no final da postagem)


Então resolvi passar para experiências e ver que resultados iria conseguir. Fiz algumas montagens diferentes para testes, como pode ver abaixo, seguindo basicamente a mesma ideia dos esquemas neste post.

Uma particularidade interessante é a simplicidade dos circuitos carregadores, ideais para quem está começando na eletronica. Alem disso é um carregador muito versatil, pois pode carregar desde pilhas de 1,5v até baterias de 24v com o mesmo carregador, mudando a voltagem da  fonte de alimentação.



Exemplo 1:
Circuito Bedini Solid State, usa a mesma bobina bi-filar do motor bedini. (veja o video 20 em meu canal para mais informaçoes sobre a bobina)

Link do video do Bedini Solid State:
https://www.youtube.com/watch?v=0g6a--x0rG0



Algumas variações que experimentei do Bedini Solid State:


Neste acima, um bedini Solid State com um bobina bifilar pequena de 250 voltas  de fio awg 26.


 Na foto acima, usei uma bobina de ar de 200 voltas com o circuito do Bedini Solid State.

Joule thiefs modificados:
São adaptados para trabalhar com ate uns 20 volts. Poderá usar alguns dos seguintes transistores: tip41C, Tip 3055, 2n3055, tip 35C, entre muitos outros npn. Nas duas fotos abaixo, eu usei transistores de lampada fluorescente queimadas, e funcionou muito bem.
Sempre use a lampada de neon entre coletor e emissor para evitar queimar os componentes!





Neste acima, usei uma pequena bobina bi-filar encontrada em placas de tv, e funcionou legal!

Ja na foto abaixo, seria praticamente um Ladrão de Joule, porem com bobina bi-filar de 150 voltas: (o chato é enrolar 150 voltas bi-filar  num pequeno toroide....rsrs). A ligação eletronica desse circuito é identica as ligações dos desenhos abaixo:


  Usei um toroide bifilar com 150 voltas de fio awg 27, e um transistor npn de lampada fluorescente queimada, e carrega bem legal as baterias.

Como enrolar o toroide:

https://www.youtube.com/watch?v=PODnU-IAURU

Abaixo temos um esquema que pode ser usado com o toroide para fazer o Ladrao de Joule Carregador:





Esse modelo acima da a entender que podem carregar 4 baterias secundárias com uma primaria.


Um capitulo inteiro sobre o tema, carga por pulsos radiantes:

http://www.free-energy-info.co.uk/Chapt6.html

Eu ainda não consegui ganho de energia com as baterias, ainda estou estudando o sistema, mas é realmente muito interessante o curioso, alem de ser um carregador de baterias barato e versatil, por poder ser usado com tensoes de entrada entre 5 a 24 volts, ou mais, embora a cima de 12 volts, seria bom ter cuidado para não queimar o transistor.




Que tal tentar também??

Abraço